sexta-feira, 3 de julho de 2009

HISTÓRICO - PROJETO PARICUIÃ

No final do mês de abril do ano corrente, o Dr. José Guataçara Correia Gabriel fez um comunicado formal à Federação de Karatê Tradicional do Estado do Pará - FKTEP, na pessoa de Chinzõ Machida, professor da academia APAM. O referido comunicado tratava-se de se criar uma parceria entre a Federação e o Projeto Social denominado Paricuiã, coordenado por Guataçara, afim de que aquele órgão ficasse responsável em assumir a modalidade Karatê no Projeto aos sábados no município de Terra Alta, interior do estado.
Chinzõ expôs a conversa em reunião da FKTEP. Todos ficaram cientes e felizes pela novidade. Quem ficaria responsável por esta atividade? Dois nomes surgiram por auto-indicação: os professores - Geordano Raad - 3º Dan e Sônia Coutinho - 3º Dan. A definição do nome ficou para ser analisada pelos membros da federação e anunciada duas semanas depois. Na reunião seguinte Chinzõ e Takehico Machida anunciaram que o indicado para assumir o projeto seria o Professor Geordano Raad.
No final do mês de maio Dr. Guataçara, já ciente da decisão entra em contato e marca a primeira visita ao projeto para serem iniciadas as atividades da modalidade.
O local onde acontecem os treinos localiza-se no bairro Centro do município de Terra Alta, a cerca de 2 km da Rodovia principal que corta o município. É um ginásio de tamanho médio com capacidade para atender aproximadamente 250 crianças. É importante frisar que este é o principal de 05 pólos espalhados pela cidade. Quanto aos quatro restantes, o professor Geordano ainda não teve a oportunidade de conhecer.
As crianças atendidas pelo projeto recebem orientação vocacional, aula de meio-ambiente na fazenda do Dr. Guataçara que fica a cerca de 2 km do ginásio, reforço escolar, alimentação balanceada com sucos regionais produzidos na referida fazenda e lanches suficientes para repor as energias e mantê-los nutridos.
Periodicamente as crianças também recebem orientação e acompanhamento odontológico, psicológico, pedagógico e clínico, além de uma assistente social que está sempre tentando auxiliar a todos da melhor forma possível.
A fazenda dispõe de um médico veterinário. Seu nome é Marcos, um excelente profissional que semanalmente também se encontra com as crianças para lhes ensinar um pouco do que sua profissão exige, tanto com animais quanto com plantas.
O espaço já havia sido inaugurado duas semanas antes da primeira visita. Mas, não há como negar a surpresa e alegria vista nos olhos das crianças com a chegada dos professores das modalidades trazidos pela pessoa de Sr. Nestor, amigo íntimo da família de Dr. Guataçara e responsável pela condução semanal dos instrutores das modalidades desportivas.
No ginásio contamos com a participação de 02 profissionais em serviços gerais e 02 mulheres responsáveis pela copa. Porém, todos trabalham de forma conjunta e também são monitores para as crianças.
O ginásio possui uma sala para dança contemporânea (Ballet), coordenada pelo professor Elton da Clara Pinto, auxiliado por sua aluna Alice, uma sala para Judô e Jiu-Jitsu, coordenada pelo professor Ney e pelo monitor Andre, ambos da Federação Paraense de Jiu-Jitsu. Outra sala é destinada provisoriamente ao Karatê. Também há uma sala de leitura, vestiários masculinos e femininos, banheiros masculinos e femininos, 01 copa, 01 sala de Serviços Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário